segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

PISO NACIONAL DO MAGISTÉRIO

Estados e municípios que não reajustaram piso do magistério terão que pagar retroativo

Mais um ano letivo começou e permanece o impasse em torno da Lei do Piso Nacional do Magistério. Pela legislação aprovada em 2008, o valor mínimo a ser pago a um professor da rede pública com jornada de 40 horas semanais deveria ser reajustado anualmente em janeiro, mas muitos governos estaduais e prefeituras ainda não fizeram a correção. Apesar de o texto da lei deixar claro que o reajuste deve ser calculado com base no crescimento dos valores do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), governadores e prefeitos justificam que vão esperar o Ministério da Educação (MEC) se pronunciar oficialmente sobre o patamar definido para 2012. De acordo com o MEC, o valor será divulgado em breve e estados e municípios que ainda não reajustaram o piso deverão pagar os valores devidos aos professores retroativos a janeiro. O texto da legislação determina que a atualização do piso deverá ser calculado utilizando o mesmo percentual de crescimento do valor mínimo anual por aluno do Fundeb. As previsões para 2012 apontam que o aumento do fundo deverá ser em torno de 21% em comparação a 2011.

O MEC espera a consolidação dos dados do Tesouro Nacional para fechar um número exato, mas em anos anteriores não houve grande variações entre as estimativas e os dados consolidados. Para o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Leão, “governadores e prefeitos estão fazendo uma brincadeira de tremendo mau gosto. É uma falta de respeito às leis dos trabalhadores e aos eleitores tendo em vista as promessas que eles fazem durante a campanha de mais investimentos na educação”.

Fonte: http://www.jequiereporter.com.br/blog/archives/26351

sábado, 11 de fevereiro de 2012

COM O FIM DA GREVE DA PM-BA, COL. FLORIPES SODRÉ VOLTA AO PLENO FUNCIONAMENTO

Devido a greve da PM, o Colégio Floripes Sodré além de outras unidades de ensino, suspenderam suas atividades por motivo de segurança. Mas, com fim da greve decretado, o funcionamento volta ao normal na próxima segunda-feira 13/02/2012.

FIM GREVE DA PM-BA ESTÁ OFICIALMENTE DECRETADA NA BAHIA

Após assembleia que estava marcada para este sábado às 16h, policiais militares decidiram encerrar a greve no estado, que já completava 12 dias. A desarticulação total do movimento acontece a cinco dias do carnaval de Salvador. O grupo que participou do encontro insistia na manutenção da greve mesmo após desocupação da Assembleia Legislativa e da convocação oficial do governo do estado para o retorno imediato ao trabalho.

Os militares vão ter reajuste de 6,5% retroativo a janeiro deste ano. Por outro lado, os militares abriram mão da revogação do decreto de prisão dos policiais e bombeiros envolvidos nas ações grevistas. Os policiais garantiram fazer policiamento ostensivo durante os dias de carnaval.

Na saída da assembleia, manifestantes cantavam em coro "Ô, a PM voltou". A maioria não quis conversar com a imprensa. Um dos grevistas chegou a dizer que a "greve acabou pelo bem da sociedade". De acordo com os PMs, cerca de 300 pessoas participaram da reunião, entre policiais e familiares.


Fonte: Radio Sociedade da Bahia

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

URGENTE!

ATENÇÃO COMUNIDADE ESCOLAR!

ESTÃO SUSPENSAS TODAS AS ATIVIDADES ESCOLARES. ATÉ SEGUNDA ORDEM DA SECRETARIA ESTADUAL DA EDUCAÇÃO, ESTÃO SUSPENSAS AS AULAS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL. O MOTIVO ESTÁ RELACIONADO A GREVE DOS POLICIAIS MILITARES.