quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Sucessão municipal já é assunto em Jequié embora as eleições 2010 nem terminaram ainda!

Quando o assunto comentado são as possíveis candidaturas à sucessão municipal, todos se esquivam e a conversa é a mesma de sempre “está ainda muito longe para tratar do assunto”. Na prática e nos bastidores a coisa não é bem assim. A sucessão municipal já começa a ser sinalizada e alguns nomes já tomam a dianteira do futuro processo.

O prefeito Luiz Amaral, consciente do elevado desgaste eleitoral que norteou os seus dois primeiros anos de administração, demonstra prudência e prefere apostar na possibilidade de uma “virada de mesa”, que lhe garantiria condições satisfatórias de concorrer à reeleição. O atual prefeito, eleito pela legenda do PMDB, não diz que é candidato, mas também, não diz que não é; o vice-prefeito Eduardo Lopes, mantém a tranqüilidade com base na máxima de que “gato escaldado…”, em duas vezes anteriores (2004 e 2008) viu preterido o seu desejo de concorrer ao cargo, desta vez tem como garantia a legenda do PSB; outro que corre pela beirada afirmando que são as pesquisas que irão definir o candidato do PMDB é o vereador Joaquim Caires, líder do executivo na Câmara; ainda na legenda peemedebista o nome do atual presidente da executiva municipal Alan Biondi, também é visto com bons olhos; o PP não se sabe se fará mais uma tentativa com o nome da Dra. Tânia Britto, candidata derrotada nas eleições de 2008 e 2010; o vereador Luiz Britto (PP) considera que agora é a sua vez e conta para isso com o respaldo da Câmara Municipal; no PT surge com possibilidades o nome de Sérgio da Gameleira, que foi o segundo candidato a deputado federal mais votado no município em sua primeira disputa político-eleitoral; insistência não falta ao professor Marcos Ferreira, que depois de insucessos anteriores tentará assegurar mais uma vez a legenda do PV; Seledônio Pinheiro, do PSOL, deverá tentar marcar a presença da sigla na disputa pela segunda vez e, como cara nova começa a ser especulado o nome do empresário Yan Almeida, ainda sem vinculação partidária mas que consegue ganhar força entre aqueles que pregam a renovação sumária do quadro político local.
Um aspecto é puro e cristalino para o pleito de 2012: Sairá vencedor aquele candidato que conseguir arregimentar para ele maior número de adesões políticas.

O processo passará pelo crivo dos deputados Roberto Britto (PP), que não descarta a hipótese dele próprio participar da disputa; dos reeleitos Euclides Fernandes (PDT) e Leur Lomanto Júnior (PMDB) e de Isacc Cunha (PT) que não conseguiu reeleger-se mas, representa nome forte dentro do partido para postular a prefeitura. Nesse quadro de lideranças, sobressai-se como fato novo, o deputado federal eleito Antonio Britto (PTB) que obteve expressiva votação no município, levantando a hipótese do seu parente Adilson Miranda “Adilson da Farmácia 24 horas”, ser um dos nomes à sucessão municipal contando com apoio do seu grupo político.
Além dos 10 nomes citados nesta nota, muitos outros trilham com cuidado o caminho à procura de espaço para concorrer ao ambicionado cargo de Prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário