terça-feira, 5 de junho de 2012

Fardamento digital reduz evasão escolar em 12% em Conquista


Dois meses depois do lançamento do fardamento digital em 25 colégios municipais de Vitória da Conquista (a 509 km de Salvador), a evasão escolar caiu 12%, segundo a Secretaria de Educação. Antes, o índice girava em torno de 22% em todas as unidades contempladas pelo sistema.

“Nossa meta é reduzi-la ao máximo, até atingir pelo menos 95% de frequência ao final deste ano letivo”, frisa a secretária Niltânia Brito.

Pioneira no país, nessa primeira fase a tecnologia permite, por meio de chip implantado no uniforme, monitorar a frequência de 25 mil alunos, de 6 a 14 anos. Mas a previsão é que, até agosto de 2013, o fardamento digital esteja em todas as 203 unidades escolares, abrangendo um total de 42.725 estudantes. Para isso, os investimentos foram da ordem de R$ 1,2 milhão, segundo a secretaria.

Visto com desconfiança pelos defensores do modelo tradicional, o sistema mostra eficácia ao atingir jovens acostumados a “matar aula” e driblar os pais para frequentar salas de bate-papo, games ou redes sociais. Agora, eles recebem o troco em estilo tecnológico: assim que passam pelo portão principal da escola, o dispositivo envia mensagem de texto ao celular dos pais ou responsável sobre o horário de entrada e saída.

“Agora não há como matar aula, mas isso é bom para todo mundo porque representa segurança na escola, e nossos pais sabem que estamos bem”, comentou o estudante Isaac Oliveira. “No intervalo, a gente brinca sossegado, com a certeza de que não há estranhos entre os alunos”, emendou o colega Paulo Farias.

Melhor rendimento - “Excelente ideia”, resume a manicure Adriana Dias, do bairro Bateias II e mãe de três estudantes. “Agora, meus filhos, duas crianças e um adolescente, estão rendendo mais, principalmente o mais velho. E tenho certeza de que estão na escola. Embora o registro de entrada não assegure que estão em sala de aula”, finalizou.

Já a dona de casa Marta Souza aprova o sistema, mas se queixa do recebimento das mensagens. “Minha operadora demora de enviar o SMS e fico preocupada. Exceto isso, noto melhoras no rendimento do meu filho”, disse.

Para Sidney Soares, diretor do Centro Municipal de Educação Paulo Freire (Caic), uma das escolas onde o fardamento digital foi implantado, a tecnologia vai além do monitoramento. Garante interatividade da família por meio da participação na vida escolar dos estudantes e no acompanhamento do processo de aprendizagem.

Ele acredita que, com a redução na evasão, a melhoria na frequência também incidirá no índice de aprovação. “Trabalhamos com 1.250 alunos nos turnos matutino e vespertino. Antes, a gente registrava 8% de evasão. Nesses dois primeiros meses, o percentual caiu para 3,4%”.

Dispositivo

Instalado no brasão ou na manga do uniforme, cada chip possui um número universal cadastrado no sistema da escola, contendo informações sobre o aluno e o número do celular dos pais ou responsáveis. A empresa fabricante do uniforme garante que o dispositivo resistiu a testes ao longo de um ano, em repetitivos processos de lavagem e na tábua de passar a ferro quente.

O sistema, que funciona a partir da instalação de sensores nas entradas das instituições de ensino, utiliza tecnologia de identificação de radiofrequência, denominada de RFID.

Fonte: http://www.gicult.com.br/noticias/953-fardamento-digital-reduz-evasao-escolar-em-12-em-conquista.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário