quarta-feira, 14 de julho de 2010

Bahia pode zerar o número de professores sem formação em 2011

A Bahia pode zerar o número de professores sem formação no Estado em 2011. A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), vai oferecer, até o próximo ano, 60 mil vagas de formação inicial para professores das redes estadual e municipais.
Atualmente, são 25 mil professores em sala de aula cursando a licenciatura e outros 35 mil vão iniciar os cursos até 2011. O programa, que é considerado o maior do país, conta com um investimento de R$ 400 milhões do governo federal e de R$ 84 milhões do tesouro estadual, diluídos ao longo de seis anos.
“Este é o mais arrojado programa de formação de professores do país. Com ele vamos cumprir a determinação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de que todo professor tem que ser licenciado. É um ato de respeito com os professores e de reconhecimento do quanto são fundamentais para educar a nossa juventude”, destaca o secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto.
Segundo dados do Censo Escolar de 2009, 35% do quadro da rede estadual ainda não possuem formação superior completa e, nas redes municipais baianas, o percentual chega a 76%. O programa é oferecido por meio de parceria entre as três esferas de governo e efetiva o que prevê a Constituição Federal acerca da organização da educação, que deve se dar em regime de colaboração entre União, Estado e Municípios. Fonte: Agecom, gov. da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário