segunda-feira, 19 de julho de 2010

Edital da Ferrovia Oeste-Leste republicado no Diário da União


Em uma semana importante para a infraestrutura baiana, duas boas notícias: foi republicado,nesta sexta, no Diário Oficial da União (DOU) o edital de concorrência para a construção da Ferrovia da Integração Oeste-Leste (Fiol), que havia sido suspenso por liminar concedida a um mandado de segurança. Na quinta, foi publicado, também no DOU, o edital destinado à contratação de empresa que irá realizar Estudo de Impacto Ambiental e respectivo relatório (EIA/Rima) para a construção do Aeroporto de Ilhéus.
"A nossa Fiol está de volta aos trilhos. Com a republicação do edital, temos a prova de que a ferrovia é uma realidade", afirmou a secretária da Casa Civil, Eva Chiavon. O edital da Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias S/A diz respeito ao trecho compreendido entre os municípios de Ilhéus e Barreiras.
As propostas devem ser entregues até o dia 18 de agosto, às 10h, no auditório do terceiro andar, do Edifício Núcleo de Transportes, localizado no Setor de Autarquias Norte (SAN), quadra 3, Lote A, em Brasília. O novo edital pode ser impresso gratuitamente pelo site www.valec.com.br. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (61) 2029-6481 ou 2029-6482.

Ajustes – De acordo com Eva Chiavon, a suspensão do edital, que durou menos de uma semana, foi apenas para ajustes, e a republicação de editais está dentro da normalidade da gestão pública. Segundo a secretária, com esta publicação e os licenciamentos, o processo licitatório estará concluído em setembro, e já há estudos arqueológicos, ambientais e projetos executivos em andamento para a construção da Fiol.
"O que fazemos é um trabalho de colaboração mútua. A suspensão foi uma decisão unilateral da Valec. O que coube à Casa Civil do governo da Bahia foi cobrar rapidez nos ajustes que eles alegavam ser necessários, para não haver atraso nos cronogramas, e assim foi feito", explicou.
O equipamento faz parte de um conjunto logístico, o Complexo Intermodal do Porto Sul, projetado pelo Governo do Estado e que inclui também o Porto Sul, o novo Aeroporto de Ilhéus, rodovias e hidrovias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário