quinta-feira, 2 de maio de 2013

MSN Messenger encerra operações no Brasil após 14 anos de atividade



O MSN Messenger, o serviço de mensagens instantâneas que já foi uma febre na internet, encerrou suas atividades no Brasil nesta terça-feira (30). Como é comum no mundo da tecnologia, ele foi incorporado por um produto mais novo, o Skype.
Foram quase 14 anos de vida com um fim melancólico, e em plena adolescência. Desde a meia noite, o MSN Messenger faz parte do passado da internet. Alguns postaram mensagens de despedida. Na sigla em inglês, "descanse em paz (RIP)".
O serviço de comunicação instantânea da Microsoft nasceu em 1999 para rivalizar com o todo poderoso da época, o ICQ, que ainda existe e foi o primeiro a mostrar listas de contatos e a informar se os outros usuários estavam conectados ou não.
O que era apenas troca de mensagens de texto evoluiu para grupos de bate-papo, conversas por voz e até videoconferência. O duelo se arrastou por anos até que, no meio da década passada, o MSN superou o ICQ com mais de 180 milhões de usuários.
Agora, destronado pelo Skype, que também foi comprado pela Microsoft, o Messenger chega ao fim. Só vai continuar existindo na China, por razões de mercado, segundo a empresa.
O Brasil é o último país a fazer a transição. Na internet, alguns usuários reclamam que perderam os contatos na hora de mudar pro Skype.
Além de fazer a fortuna de muitas empresas, as invenções da internet marcam toda uma época Difícil é entender como marcas que fizeram tanto sucesso sucumbem pouco tempo depois. E o pior: como é um produto virtual, os saudosistas não têm nem como reviver a experiência em um museu.
O navegador Netscape, um dos pioneiros, e o Napster, programa de compartilhamento de música, não resistiram às mudanças do mercado. O Orkut, que teve um bilhão de usuários, hoje não chega a 30 milhões.

(Jornal da  Globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário