Rede de Ensino Fundamental e Médio do Estado da Bahia - Av. Gustavo dos Santos Ribeiro S/N, Bairro Cansanção Jequié/Ba E-mail: colegiofloripessodre@hotmail.com / Facebook: colegiofloripessodre - Fone/Fax: (73)3526-2547/3527-6355
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Diante da saga de reclamações dos seus clientes o Banco do Itaú amplia suas instalações físicas
A agencia local do Banco Itaú inaugurou na manhã desta quarta-feira (28) a ampliação de suas instalações com o propósito de melhor atender a sua clientela. Foi ampliada a área interna de atendimento e a bateria de caixas que ganhou três novos espaços. A administração da instituição, tendo como gerente geral Noélia Almeida, ao lado do quadro de funcionários, recebeu convidados e clientes com um café da manhã. Representando a administração regional, presença da superintendente Eletice, do gerente de poder público Rodrigo e da gerente da plataforma empresa Sheila. Presenças do prefeito Luiz Amaral, do presidente da Câmara de Vereadores Ednael Almeida e outras autoridades. A nossa torcida para que essa ampliação proporcione uma melhor qualidade no atendimento à clientela, em particular aos servidores municipais ativos e inativos, que reclamavam muito do reduzido espaço até então disponibilizado pela citada agencia bancária.
Jogo no Estádio Waldomirão definirá a vida do Jequié no intermunicipal
Obs: As agências de meteorologia prevêem chuva para o dia do jogo (domingo) de até 27mm. É muita água! Detalhe o show da dupla Vitor e Léo será a noite do mesmo dia. Como estará o gramado do estádio para um evento como esse?
Volta às aulas só na terça-feira 03/11/2009 após os feriados
segunda-feira, 26 de outubro de 2009
História de Jequié e suas paisagens
Jequié, 25 de outubro de 2009. Há 112 anos, a cidade deixava de pertencer ao município de Maracás. A base territorial do novo município englobava Aiquara, Jitaúna e Itagi. Na década de 60, essas localidades (distritos) deixaram de pertencer a Jequié. Ainda assim o nosso município continua grande, com mais de 3 mil km². São oito distritos e quase duas dezenas de povoados. A cidade tem museu, bibliotecas, grandes colégios, faculdades e hospitais, além de fábricas como a indústria de calçados Ramarim que oferece mais de 2 mil empregos diretos. Seu povo dispensa comentários. [Foto Zenilton Meira]
Neste domingo, 25 de outubro, O Estádio Municipal Waldomiro Borges completa 40 anos de funcionamento. Bem cuidado, o Waldomirão, como é chamado por muitos, é um dos melhores estádios do estado da Bahia.
Poucas cidades dispõem de belezas naturais como Jequié. Uma das principais riquezas do nosso Município é o lago da Barragem da Pedra, encravado bem na caatinga.
Jequié 25 outubro e os seus 112 anos
O povo lotou a Avenida Rio Branco, na manhã deste domingo, 25 de outubro, para assistir ao Desfile da Cidade, que este ano teve como tema central os 50 anos da Declaração Universal dos Direitos da Criança. A prefeitura de Jequié, através das Secretarias Municipais de Educação, de Desenvolvimento Social, de Cultura e Turismo, de Saúde, de Esporte e Lazer, também contou a história do Município que completa 112 anos de emancipação. Além da Prefeitura, participaram do desfile a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra, Colégio da Polícia Militar, Filarmônica Amantes da Lira, AJECE, Ordem Demolay, Fanfarra do IERP, Sindicato Rural de Jequié, Associações, Conselhos, Entidades esportivas, entre outros. A presença de escolas de várias regiões da zona rural foi uma das novidades do desfile.
Nos bastidores do Desfile da Cidade o encontro de três prefeitos de Jequié: Daniel Andrade, Waldomiro Borges e Luiz Amaral, aparece também o bispo de Jequié, dom Cristiano.
O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, desembarcou em Jequié, neste domingo, 25 de outubro, onde participou das festividades dos 112 anos de emancipação do Município. Ele dividiu a aeronave com o senador César Borges, sendo recepcionados no Aeroporto Vicente Grilo, pelo prefeito Luiz Amaral e pelo deputado Leur Lomanto Júnior. Em seguida assistiram ao Desfile da Cidade ao lado dos prefeitos Jota (Aiquara) e Edisio Cerqueira Alves (Jitaúna) e dos ex-prefeitos de Jequié Waldomiro Borges e Daniel Andrade. O ex-prefeito Lomanto Júnior, foi representado por Lomanto Júnior. Várias outras autoridades participaram do evento. O ministro Geddel trabalha sua candidatura ao governo baiano enquanto César Borges será candidato á reeleição.
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
Jequié 112 anos e o futebol
1970: Primeira formação da Associação Desportiva Jequié, no jogo de estréia da primeira equipe de futebol profissional de Jequié. Estádio Waldomiro Borges, adversário o São Cristóvão, de Salvador. Partida terminou empatada em zero a zero.
Exemplo de escola a se copiar. Parabens pelo projeto!
Mães de alunos da Escola Municipal Padre Antônio Molina, localizada no Barro Preto (Joaquim Romão), participaram da solenidade de encerramento do projeto NEM TODO LIXO É LIXO, na tarde desta segunda-feira, 20 de outubro. O evento foi marcado com uma encenação teatral feita pela própria escola. Professores e crianças da Creche Senhor do Bomfim e das escolas Dom Jairo e Gersino Coelho participaram da programação, que contou também com representantes da Secretaria de Educação do Município e do prefeito da cidade, Luiz Amaral. “Estou emocionado com a capacidade de produção das escolas. Projetos como esse podem transformar a realidade de um lugar”, destacou o prefeito. A direção da escola e seus professores envolveram crianças de 4 e 5 anos de idade na criação de objetos com material reciclável. Foram produzidos muitos objetos decorativos e utilitários. O trabalho, além de buscar a conscientização ecológica da comunidade, estimula a criativa. “É importante as pessoas entenderem a necessidade de aproveitar todo o material reciclável como papelão, plástico, alumínio”, esclareceu a diretora Cláudia Cajaiba Alves Tavares. Daniela Cajaiba, coordenadora da Escola Padre Antônio Molina, aproveitou a ocasião para pedir para a população se envolver cada vez mais com a localidade. “Nós, escola e vocês, podemos fazer muita coisa para melhorar as condições do bairro”, enfatizou. Os objetos confeccionados pelas crianças foram entregues a mães presentes.
Falta de representantes das revendedoras e distribuidoras de gás GLP impede discussão na Câmara de Vereadores sobre preços praticados na cidade
O não comparecimento de nenhum dos revendedores de gás de cozinha e de combustíveis estabelecidos na cidade, esvaziou a audiência pública, marcada para terça-feira (20) na Câmara de Vereadores, com o propósito de discutir a oscilação de preços praticados dentro da própria cidade e, também, os valores maiores cobrados no varejo, em relação a outros municípios, muitos deles abastecidos através da base de distribuição da Petrobrás que funciona em Jequié. O autor do requerimento propondo a audiência vereador Eliezer Pereira “Fiin”, lamentou as ausências e sugeriu a existência de lideranças que não tem o interesse de discutir ou explicar o assunto. Os vereadores que fizeram uso da palavra foram unânimes em afirmar que os revendedores “fazem pouco caso de darem uma satisfação ao público consumidor”. O vereador Joaquim Caires (PMDB) sugeriu que fossem encaminhados pedidos de orientação à Agência Nacional do Petróleo-ANP, órgão que disciplina e fiscaliza o setor e também aos ministérios públicos, estadual e federal, pedindo explicações acerca dos direitos e deveres das empresas revendedoras com relação aos preços dos produtos no mercado. A ausência dos revendedores da cidade, foi considerada um boicote à proposta do legislativo municipal, que na opinião do presidente da Casa, vereador Ednael Almeida não tinha o propósito de criar constrangimentos ou expor publicamente esses empresários que segundo ele são pessoas conceituadas na comunidade, empreendedores que receberiam da Câmara o tratamento de respeito que são merecedores, sem que para isso fugisse a uma discussão que a população cobra explicações. Também teceram críticas em relação aos preços praticados em Jequié pelos revendedores de gás (GLP) os vereadores Luiz Britto, João Cunha, José Simões, Deyvison Batista e José Wanderley.
Dengue em Jequié, o trabalho de prevenção já começou
A presença de 40 soldados do Exército, acompanhados por dezenas de agentes de endemias, policiais militares, e outros profissionais, mudou a rotina da Caixa D’Água, Barro Preto, Alto do Cemitério, Vila Vitória, Loteamento Água Branca, nesta segunda-feira, 20 de outubro. Diversos grupos atuam no combate a dengue, em Jequié, nas áreas classificadas como de alto risco, devido ao grande número de focos do mosquito transmissor da doença. As atividades foram acompanhadas de perto pelo prefeito Luiz Amaral, que percorreu várias ruas e visitou residências, ajudando a esclarecer sobre os riscos que a dengue representa e sobre as medidas que devem ser tomadas pela população para eliminar os focos do Aedes aegypti.
terça-feira, 20 de outubro de 2009
Jequié 112 anos
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Gás GLP em discussão na Câmara de Vereadores de Jequié
A Câmara de Vereadores de Jequié coloca em discussão na audiência pública marcada para esta terça-feira (20), a partir das 18h, os preços praticados pelas revendas de GLP (gás de cozinha) e os combustíveis derivados do petróleo e o álcool. A proposta da discussão é de autoria do vereador Eliezer Pereira “Fiin”, que justifica a necessidade do assunto ser debatido pela comunidade, tomando por base as reclamações freqüentes de consumidores, em relação aos preços superiores desses produtos em Jequié, onde está instalada uma base de distribuição da Petrobrás, em relação aos menores encontrados em cidades da própria região. Proprietários de revendas de gás e de postos de abastecimento, que preferiram não se identificar, criticaram o direcionamento da discussão do assunto para as revendas, quando o correto, na opinião deles, seria cobrar explicações das distribuidoras dos produtos.
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
Dia do professor - realização de seminário
Edital de licitação para reforma do estádio da Fonte Nova já foi lançado!
O secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Nilton Vasconcelos, apresentou na tarde desta quinta-feira (15), o Edital de Licitação para a contratação da empresa ou empresas responsáveis juntamente com o governo pela reconstrução do estádio da Fonte Nova. A partir do edital lançado na sede da secretária, começa a análise das propostas das empresas que irão participar do processo, durante 45 dias. Podem participar empresas nacionais e estrangeiras, isoladamente ou em forma de consórcio. A empresa ou as empresas vencedoras da licitação serão conhecidas até o dia 30 de novembro.
O edital e seus 19 anexos estão disponibilizados no site da Setre ou na sede da Secretaria, no Centro Administrativo. A Parceria Público-Privada prevê que a empresa vencedora seja responsável pela demolição, construção e operação do novo estádio por 35 anos, podendo ter o contrato renovado por mais 35. As obras devem ter início em fevereiro do próximo ano e tem previsão de conclusão para o final de 2012. Segundo o secretário da Setre, Nilton Vasconcelos, as opiniões e sugestões da população, feitas através de audiência pública durante trinta dias, de 10 de agosto a 9 de setembro, também serão levadas em consideração no processo licitatório.
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
Feriado do dia do professor
AVISO AOS PROFESSORES
A APLB Sindicato, convida todos os professores, a comemorarem seu dia em uma festa que ocorrerá na sexta-feira 16/10/2009 às 22:00hrs, no Clube dos Maçons. Sendo assim, aqueles eu quiserem participar, podem adquirir seu convite gratuitamente na sede da APLB Sindicato localizada na Av. Alves Pereira no mesmo edifício da loja Silva calçados. Os convites dão direito a um acompanhante.Aproveitem!
Se não bastasse a greve dos bancários, agora também dos serventuários do TRT e do sistema prisional
Os 1.100 agentes penitenciários do estado da Bahia podem deflagrar estado de greve a partir do próximo dia 19, caso a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) não divulgue, até lá, a data de publicação de edital para concurso da categoria. A decisão foi tomada em assembleia realizada na manhã de quarta-feira (7). O diretor de imprensa do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia (Sinspeb), João Santana, destacou que no último acordo de greve, em dezembro de 2008, o governo do estado se comprometeu a fazer o concurso até o primeiro semestre deste ano. “Há 14 anos não é realizado concurso para nossa área”, explicou. Presente na assembleia, o assessor da SJCDH, Luis Antonio Fonseca, informou que, até 30 de novembro, o estado deve divulgar a data de publicação do edital. O coordenador geral do sindicato, Roquildes Ramos, destacou que a ressocialização dos presos é outro problema enfrentado pelos agentes penitenciários. “Os projetos de porte de arma e de criação da polícia penal estão parados. Não recebemos qualificação e treinamento. Desta forma, não podemos melhorar nossa atuação na ressocialização de detentos”, assinalou. Publicado no Correio da Bahia
Paralisação do TRT
Servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (Bahia) decidiram em assembleia paralisar as atividades por 24 horas nesta quinta-feira (8). Eles reivindicam a não implementação da Resolução 53/2008 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).
Segundo a categoria, a solução atinge o servidor, sobretudo na questão salarial com redução das funções comissionadas. Os servidores decidiram deflagrar de imediato uma operação tartaruga para em seguida fazerem a paralisação na quinta (8).
quarta-feira, 7 de outubro de 2009
Jequié 112 anos
Atenção para o concurso da EMBASA
Dourado explica que a prova deve ser realizada cerca de 70 dias após a publicação do edital. As contratações, contudo, só devem acontecer no início do ano que vem. Ele informou que haverá oportunidades para engenheiro, advogado, contador, operador de sistemas, auxiliar administrativo, auxiliar de operações, técnico em manutenção, técnico em contabilidade, entre outras. Os funcionários serão contratados pelo regime da Consolidação das Leis Trabalhista (CLT).
terça-feira, 6 de outubro de 2009
E a greve continua! Até quando a população vai ser penalizada pelos banqueiros?
Apesar de estar completando 13 dias de greve nesta terça-feira (6), a mobilização dos bancários continua forte em todo Brasil, ainda sem um acordo com os patrões e banqueiros, que não apresentaram uma contraproposta que pudesse por fim ao movimento paredista. A última rodada de negociação aconteceu no final da semana passada, sem avanço. Hoje pela manhã, dirigentes do Sindicato dos Bancários de Jequié e região, juntamente com integrantes da base, permaneceram em frente de várias agencias bancárias de Jequié para esclarecer para a população os motivos do movimento e a intransigência dos patrões e do governo. “Esperamos que seja aberto novamente o processo de negociação. Os trabalhadores só vão à luta porque querem ser valorizados. Por isso estamos unidos em todo território nacional”, falou um dirigente sindical.
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
Obras do IFBA antigo CEFET, em pleno vapor
Encontram-se em andamento as obras de terraplanagem e demarcação de espaços, da construção do futuro campus do IFBA (antigo Cefet) de Jequié, no bairro da Cidade Nova. A área foi doada em 2008 pelo Sr. Dorival Andrade, à Prefeitura de Jequié e esta por sua vez transferiu por meio de escritura pública, a doação para a instituição ligada à rede federal de ensino. A empresa de engenharia CSG já está com o seu canteiro instalado e funcionando no local, sendo atribuição da Prefeitura as obras de terraplanagem que se encontram em avançado estágio de execução.
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
Praça da Bandeira poderá deixar de sediar festas de grande porte, é o desejo de moradores e comerciantes da área
Um grupo de pessoas, liderado por moradores e comerciantes da área de convergência da Praça da Bandeira, começou a se articular com o objetivo de conseguir elaborar um abaixo assinado, com milhares de subscritores, para ser encaminhado ao Ministério Público Estadual (MPE), pedindo que seja feita recomendação à Prefeitura Municipal, no sentido de não mais permitir que seja liberada a Praça da Bandeira para os chamados grandes shows, incluindo o São João.
Os idealizadores do movimento, dizem entender que o São João é a grande festa popular da cidade e, que deva ser preservada com a mesma ou maior dimensão das realizadas nos últimos anos. Por conta disso e diante do que representa o festejo junino, na atração de turistas e fortalecimento da economia, eles entendem que cabe a Prefeitura, numa ação conjunta com todos os segmentos representativos da comunidade, estabelecer e dar infraestrutura num local, a ser transformado na “área dos grandes eventos”.
Segundo eles – que pediram para não ser identificados nessa fase inicial da mobilização, a Praça Ruy Barbosa, não mais comporta grandes shows, com grandes públicos. “Saem prejudicados o trânsito da cidade e milhares de pessoas, obrigadas a conviver com um, dois, três e quatro dias de som alto, mal cheiro e incômodo de todas as formas”, dizem. A iniciativa tomada em relação ao Jequié Tenis Clube, que é uma entidade social e teve suspenso o alvará de festas na área externa, “poderá ser ampliada à Praça da Bandeira, um espaço público, em torno do qual concentram-se inúmeras pessoas”. “A Prefeitura demonstra não estabelecer nenhum critério para liberar a realização de grandes shows na Praça da Bandeira. Basta alguém fazer a solicitação a praça é interditada, palco montado, toldos e sanitários públicos [algumas vezes) espalhados nos passeios e nas portas das casas. Quem quiser que arque com o incômodo e suas conseqüências”, afirmam. Na opinião do grupo, a Secretaria de Cultura e Eventos já deveria estar estudando, elaborando um projeto que possa resultar na definição de um local que possa receber esses shows de grandes portes, sem que prejudique uma grande parcela da população.
Olimpiadas no Brasil vão custar R$ 25 bilhões
O Rio de Janeiro será sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. Sexta-feira, 2 de outubro de 2009, passa a constar no calendário esportivo brasileiro, como uma data histórica. Nela, os cariocas conquistaram em Copenhague o direito de sediar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, superando as concorrentes Madri, Tóquio e Chicago.Quando o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge, abriu o envelope com os cinco anéis olímpicos e anunciou a vitória do Rio, foi uma explosão de alegria. Na Praia de Copacabana, a multidão que aguardava o resultado soltou o grito e começou a comemorar sob uma festa de papel picado.
O projeto olímpico do Rio está orçado em US$ 13,92 bilhões (cerca de R$ 25 bilhões), dos quais 72% serão destinados às obras de infraestrutura necessárias, incluindo as reformas do aeroporto e do metrô. A candidatura brasileira, com o custo mais alto entre as finalistas, apresentou garantias plenas, assumidas em partes iguais pelo Governo federal, estadual e municipal.
Tomara que não se concretize, mas, parece que a LE BRUT vai sair de Jequié! E PETYAN também quer entrar no bolo da debandada.
A questão é séria e extremamente grave. A fábrica de roupas Le Brut (antiga Ínjer), está concluindo entendimentos com a Prefeitura de Poções, com o objetivo de transferir as suas instalações para aquela cidade. A Le Brut é uma das únicas empresas remanescentes do extinto polo industrial de roupas de Jequié, que a partir do final dos anos 1960, fez grande sucesso na Bahia e em determinadas regiões do Brasil. Aqui já tivemos a pioneira Esmerc, posteriormente a Estrela, Sacy Pererê, Bremer, Viheli e outras de menor porte que na sua totalidade não conseguiram suportar as oscilações do mercado, a sobrecarga de impostos e outras dificuldades. A Le Brut vem resistindo ao longo de três décadas, pelo fato de sua produção ser diretamente destinada a rede de lojas de sua propriedade, instaladas nos principais shoppings centers de Salvador e de outras cidades. A empresa emprega diretamente mais de 400 pessoas. Segundo informações chegadas a este blog, seria fator determinante da transferência, os incentivos oferecidos pela Prefeitura de Poções, principal deles a disponibilidade de estrutura física, com capacidade para ampliação do setor de fabricação das peças. O prédio onde a empresa funciona em Jequié, entre as ruas Riachuelo e Mota Coelho, não oferece opção de ampliação e de aumento do número de pessoal. A direção teria procurado apoio em Jequié, que possibilitasse a ampliação mas, até o momento não obteve resposta favorável. Um detalhe, a cidade de Poções aumenta a distância rodoviária para Salvador, consequentemente, também aumenta o custo do transporte das mercadorias.
Como se não bastasse a questão da transferência da Le Brut para Poções, o empresário Yan Almeida, da indústria de produtos alimentícios Petyan, teria procurado o prefeito Luiz Amaral, dando-lhe conhecimento de que o governo de Sergipe e a prefeitura de Aracuju, teriam disponibilizado apoio total para que essa empresa se transferisse para aquele estado. O assunto vem sendo analisado pela diretoria do grupo, que alega não receber o mesmo nível de incentivo no estado da Bahia.
As indústrias são unânimes em reclamar dos programas do governo do estado, de atração de empresas de outros estados, que queiram se instalar na Bahia. Eles alegam que as empresas que vem de fora tem todo o apoio que necessitam, enquanto que, para as empresas que tem origem e funcionam no próprio estado o tratamento é diferente e o apoio bem menos significativo.
Siderúrgica FERROBAHIA
Gestão ambiental
A Prefeitura de Jequié assinou convênio de cooperação com o Governo do Estado visando à municipalização da Gestão Ambiental. O Município optou pelo licenciamento que pretende fazer, ficando definido que a tipologia dos empreendimentos será nível 1 e nível 2, correspondendo a micros e pequenos empreendimentos, a exemplo de postos de combustíveis, projetos de micro drenagem, programas de habitação até 100 (cem) residências, Irrigação até 20 (vinte) hectares, cultivo de lavouras, minerais da construção civil, materiais cerâmicos, laticínios, torrefações de café, etc. O município de Jequié será responsável pela fiscalização das atividades e dos empreendimentos que ele licenciar, contando com a parceria do CONDEMA – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente - que também terá importante função quanto ao licenciamento ambiental. “Apesar de legalmente estarmos habilitados para proceder ao licenciamento ambiental, entendemos que alguns ajustes terão que ser feitos no que tange a padronização da documentação, reforço da equipe técnica e outras. Estas adequações devem ser feitas até o dia 30 de outubro”, informou a diretoria municipal de Meio Ambiente, Maria Cruz.