segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Centro de educação especial dá suporte a estudantes com necessidades especiais





GUSTAVO ROZARIOredação I agecom / Diario Oficial do Estado da Bahia

Trezentos estudantes portadores de necessidades especiais de Itabuna, na região sul da Bahia, têm acesso, desde a quinta-feira passada, a atendimento pedagógico, psicopedagógico, aulas de informática, produção em Braille e alfabetização bilíngue. O Centro de Apoio Pedagógico Grapiúna possui 14 salas para aprendizado dos alunos.
O coordenador de Educação Especial, João dos Prazeres, diz que o centro dará suporte, acompanhamento e apoio às escolas que possuem recursos motivacionais implantados. A diretora da unidade, Viveca Hamadi, pontuou que o centro não visa apenas trabalhar com os alunos das redes estadual, municipal e particular, e promover formação específica para os professores: "Nós iremos acompanhar também os pais, que precisam saber lidar com seus filhos."

Base da pirâmide – "Em redes complexas, como é a rede de educação, quem está no núcleo central tem que se preocupar com o que acontece na base da pirâmide, onde a atividade fim está sendo realizada", sinaliza o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto.
De acordo com ele, a base do projeto busca resgatar o ambiente da escola, de funcionamento, de mobilização, de reparação da autoestima, além do sentido de pertencimento. "O aluno deve se perceber como agente ativo da escola."
Em Itabuna, o secretário visitou três unidades reformadas: Dona Amélia Amado, Professora Maria de Lourdes Veloso e Estadual de Itabuna, que possibilitarão a, aproximadamente, sete mil estudantes acesso a laboratórios de informática, de ciências, biblioteca e sala de leitura.

Colégio tem acervo de sete mil livros
O centro, em Itabuna, dispõe de instalações adequadas aos alunos
O Colégio Estadual Professora Maria de Lourdes Veloso tem acervo de sete mil livros, apoio para deficientes auditivos, refeitório e sala de vídeo. Já o Colégio Estadual Amélia Amado, que leva o nome de uma antiga professora, conhecida por realizar importante trabalho social, teve a sala de leitura, cozinha e área externa ampliadas, rede elétrica estruturada, entrada própria e adaptação dos banheiros para o alunado especial.
O secretário Osvaldo Barreto esteve, também, em Ilhéus para visitar a Escola Estadual Eduardo Catalão. Localizada no centro da cidade, a instituição atende 658 estudantes e passou por reforma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário