quinta-feira, 26 de agosto de 2010

POR DENTRO DO QUE ACONTECE EM JEQUIÉ

Confirmada a data de 16 de setembro para realização da solenidade de formatura da nova turma de policiais militares que está em fase final de preparação no 19º Batalhão PM de Jequié. Está a princípio prevista a participação do governador Jaques Wagner, na solenidade. O baile de comemoração será no dia seguinte.
>
Apoiadores locais do candidato a governador Paulo Souto (DEM) estão descontentes com críticas feitas em um programa de rádio local [fora do horário eleitoral], ao ex-governador em relação a sua atuação no município de Jequié. A Lei Eleitoral é muito clara em relação ao assunto.
A legislação eleitoral vigente em seu art. 44 - “a partir de 1º de julho do ano da eleição é vedado às emissoras de rádio e televisão, em sua programação normal e noticiário: ítem III – veicular propaganda política ou difundir opinião favorável ou contrária a candidato ou partido político, a seus órgãos ou representantes”.
>
Quando se refere ao Direito de Resposta no art. 58 § 1º – o ofendido, ou seu representante legal, poderá pedir o exercício do direito de resposta à Justiça Eleitoral nos seguintes prazos, contados a partir da veiculação da ofensa: II – quarenta e oito horas, quando se tratar da programação normal das emissoras de rádio e televisão.
>
Vivendo momento de extrema euforia no exercício da sua função de líder da bancada da maioria na Câmara Municipal, o vereador Roberto Pina (PDT) está empenhado em confirmar para o dia 3 de setembro, a vinda do ministro João Santana (Integração Nacional) a Jequié, para outorga de título de cidadão jequieense, por ele proposto. Em datas anteriores, compromissos do ministro inviabilizaram a sua vinda. Desta vez, ao que parece, o impedimento será a suspensão por parte da administração do legislativo de solenidades até o dia 3 de outubro.
>
O segundo período de sessões ordinárias da Câmara de Vereadores de Jequié tem sido pouco producente. Várias reuniões [são previstas duas por semana, às terças e quartas-feiras] já foram suspensas por falta de quorum. Os vereadores que não comparecem alegam que o impedimento de suas presenças está relacionado com o trabalho de campo que eles vem fazendo à caça de votos para os seus candidatos. A lição foi aprendida com as casas legislativas estaduais e nacionais.
>
Não é mais segredo prá quase ninguém o clima de animosidade reinante entre os secretários Mário Alves Filho (Relações Institucionais e Comunicação Social) e Luciano Pinto Sepúlveda (Controlador Geral). Os dois advogados não buscam mais esconder a “queda de braços” entre ambos dentro do governo municipal.
>
Marinho é integrante da chamada turma de “amigos históricos” do prefeito Luiz Amaral e somente não está desempenhando a função de Procurador Geral do Município, como era o desejo do alcaide, por conta da não homologação do seu nome na Câmara Municipal; já a amizade de Sepúlveda com LA emergiu da sua atuação como advogado da coligação encabeçada pelo PMDB na campanha política municipal de 2008, alcançando posteriormente a condição de protetor das contas públicas. Amaral por sua vez, se mantém à margem do problema e não demonstra pender favorável ou contrário para nenhum dos lados.
>
Em se tratando da queda de braços Marinho X Sepúlveda, o primeiro demonstra força absoluta dentro do governo, porque além de desfrutar da amizade pessoal do alcaide, tem a seu favor os apoios explícitos dos colegas secretários Dermeval Rios (Governo), José Roberto (Administração), Bené Sena (Cultura e Turismo) e ainda de Elizeu Maia Matos (Procurador Geral).

Nenhum comentário:

Postar um comentário