segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Secretaria de Educação do estado entrega escolas para quilombolas e portadores de deficiência em Jequié e Ipiau


Os colégios estaduais Duque de Caxias e Professor Firmo Nunes – restaurados pela Secretaria da Educação (SEC) – foram entregues à população de Jequié ontem. O primeiro a ser reinaugurado foi o Duque de Caxias, instalado na comunidade quilombola urbana de Barro Preto. A unidade conta com nove salas e tem capacidade para 1.080 alunos.
A decoração do colégio para o evento foi inspirada na cultura africana demonstrando o interesse dos professores da unidade com a temática.
"A escola tem a preocupação de passar aos alunos a sua origem. Queremos preservar nossa cultura. Escolas não são feitas apenas de paredes e cadeiras, são também de histórias e culturas", afirmou a diretora da unidade, Ângela de Oliveira.
As intervenções abrangeram reforma da quadra, substituição e colocação de janelas nas salas, iluminação externa, troca de piso, revestimento das paredes, substituição do telhado, pintura do prédio, construção de dois banheiros – um deles adaptado para deficientes físicos –, salas de professor, de informática e para guardar material esportivo, entre outras melhorias.

Centro de Apoio Pedagógico de Ipiaú


No município de Ipiaú, 500 alunos com algum tipo de deficiência serão atendidos com a inauguração de mais um centro de educação especial no interior da Bahia, o Centro de Apoio Pedagógico de Ipiaú. Recentemente, a SEC inaugurou serviço semelhante na região de Itabuna.
A unidade atende alunos com síndromes, paralisia cerebral, transtorno de desenvolvimento, deficiência de atenção e hiperatividade (TDAH) e transtorno global de desenvolvimento (TGD).
De acordo com a diretora do centro, Miriam de Oliveira Benjoino, a unidade oferece apoios pedagógico e psicopedagógico. Ela explica que a pedagogia adotada possibilita aos alunos desenvolvimento motor e psicológico com mais rapidez. "Aqui, mostramos que é possível educar todas as crianças, independente das dificuldades que elas apresentam."
O centro dispõe de rampas para acesso de usuários em cadeira de rodas, pistas táteis destinadas a deficientes visuais, sensores luminosos para surdos, quadra esportiva adaptada e salas com publicações em braille, soroban (instrumento para cálculo, de origem chinesa) e de libras, para apoios pedagógico e psicopedagógico.
Segundo o secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, além da estrutura física, o centro também oferece apoio para estimulação motora e artística, sala de orientação e mobilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário