quarta-feira, 3 de junho de 2009

Bahia vai reforçar a estrutura receptiva para a Copa de 2014

Após a confirmação de Salvador como uma das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, o governo da Bahia agora tem como desafio os preparativos da cidade, sob o aspecto estrutural.

Na área do turismo, assim como em todas as outras, as metas são bastante audaciosas e passam principalmente por investimentos em qualificação de pessoal, sobretudo a profissionais ligados aos setores de hotelaria e serviços.

As outras medidas passam pela implantação de um sistema de transporte de massa com o metrô em funcionamento, requalificação da orla e abertura de uma estação de passageiros no porto da capital.

Tudo isso também depende de investimentos de aproximadamente R$ 3,5 bilhões, que virão de outras secretarias do governo estadual, da prefeitura e iniciativa privada.

Até 2014, grande parte dos investimentos de US$ 5,3 bilhões, previstos para a construção de hotéis e resorts no estado, já terá sido concluída.

A maioria funcionará em Salvador e entorno, como Baía de Todos os Santos, Costa dos Coqueiros e até na Costa do Dendê, onde recentemente um grupo de empresários ingleses manifestou interesse em implantar um hotel.

Entre os empreendimentos previstos para a capital, destaque para o Hilton Hotel, que funcionará no bairro do Comércio, quase em frente à Baía de Todos os Santos, e um hotel-boutique que será instalado no antigo prédio do Jornal A Tarde, na Praça Castro Alves.



Desafios - Na área de qualificação profissional, os desafios também são grandes. Para o secretário de Turismo, Domingos Leonelli, Salvador precisa ter pelo menos 500 taxistas falando inglês ou espanhol, assim como os recepcionistas dos hotéis de médio e grande porte.

No biênio 2008/2009, o Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Turismo, está investindo R$ 12 milhões no programa. A Bahia está investindo muito mais em qualificação, que é destinado à capacitação profissional e empresarial.

"Na segunda-feira, foi dado um passo importante com a certificação de 29 profissionais para atendimento do público GLS. E isso é apenas uma das primeiras etapas, pois pretendemos até 2010 qualificar 5,7 mil pessoas", acrescenta Leonelli.

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