segunda-feira, 8 de junho de 2009

Representantes das universidades estaduais negociam com Estado


Representantes das quatro universidades estaduais baianas – da Bahia (Uneb), de Santa Cruz (Uesc), de Feira de Santana (Uesf) e do Sudoeste Baiano (Uesb) – reuniram-se ontem com o secretário das Relações Institucionais, Rui Costa, para discutir problemas comuns às instituições.

A presidente do Fórum das Associações dos Docentes (AD), que representa as quatro universidades, diz que a manifestação é um ato simbólico, pedindo ao governo que faça mais investimentos em educação e saúde.

Segundo Jocélio Dantas, presidente da Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana, as universidades estão passando já há algum tempo por um arrocho salarial e falta de professores e funcionários.

O secretário das Relações Institucionais, Rui Costa, disse que o Governo do Estado já autorizou a contratação de todos os professores necessários para garantir que todos os alunos tenham aula.



Queda na arrecadação - Quanto ao contingenciamento, Costa disse que o governo perdeu, em quatro meses, aproximadamente R$ 500 milhões e há uma expectativa de chegar ao final do ano com uma diferença de R$ 800 milhões na arrecadação. "É preciso que haja um ajuste, pois há um vínculo direto entre a receita e a despesa", relacionou.

Costa disse que professores e alunos serão chamados em breve. "Vamos discutir uma reestruturação da universidade e chegar a uma proposta que garanta autonomia às instituições com qualidade no ensino superior e responsabilidade".

O secretário lembrou que há um acordo assinado com os professores para que não haja paralisações e as divergências são apenas pontuais, quanto ao contingenciamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário