quarta-feira, 10 de junho de 2009

Reunião discute a Copa 2014


Terminou ontem, no Rio de Janeiro (RJ), a participação da Bahia na reunião entre os representantes dos comitês locais das 12 cidades-sede e o Comitê Organizador da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014, encabeçado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Além do detalhamento dos projetos, as cidades conheceram o cronograma que terão de seguir à risca.

Foram apresentados alguns prazos novos, entre eles o de 31 de agosto próximo para publicar o edital de licitação das obras e definir se a reforma ou construção do estádio para o Mundial será feita por concessão, Parceria Público-Privada (PPP) ou com dinheiro público.

Até 31 de dezembro deste ano deverá ser publicado o resultado final do processo licitatório. Além disso, em 28 de fevereiro de 2010, todo o cronograma das obras deve ser divulgado, contemplando o início das obras ainda no primeiro semestre do ano que vem.

Três pontos foram abordados em relação ao projeto baiano: o primeiro tratou do estádio, onde foram detalhadas as adaptações feitas no projeto para atender às exigências da Fifa; o segundo foi relacionado com a mobilidade urbana da capital do estado, com apresentação de construção de vias de acesso e projetos de infraestrutura para Salvador e Região Metropolitana; e o terceiro aspecto tratou da sustentabilidade econômico-financeiro do projeto, quando foram apresentadas as providências para tornar o projeto viável, dentro de uma modelagem de parceria público-privada.



Bahia está atenta às exigências da CBF/Fifa

A delegação baiana foi composta pelo secretário Nilton Vasconcelos, do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, pelo chefe de gabinete do governador, Fernando Schmidt, por dois representantes da Prefeitura de Salvador e por técnicos da empresa de engenharia Setepla e do consórcio KPMG/Machado Méier.

"A Bahia está atenta a todas as exigências da Fifa e do Comitê Organizador. Hoje (ontem), novas adaptações nos foram solicitadas, mas todas as demandas são possíveis de serem contempladas", destacou Fernando Schmidt.

Ainda sobre as novas solicitações da CBF/Fifa, Nilton Vasconcelos disse que cerca de 90% dos ajustes determinados já foram realizados. "Usando o jargão do futebol, treino é treino e jogo é jogo. Estamos jogando para vencer desde quando enviamos os primeiros documentos e ainda temos muito que trabalhar", definiu.



Reunião – Presente à reunião, a governadora do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria, informou que irá conversar com o governador Jaques Wagner sobre a possibilidade de convocação de uma reunião extraordinária do Fórum de Governadores do Nordeste, para tratar exclusivamente dos preparativos para a Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014.

Para a governadora, é possível que os quatro estados nordestinos possam se reunir e captar investimentos conjuntamente para a região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário