terça-feira, 9 de junho de 2009

Oportunidade para os pequenos produtores e mais empregos

O agricultor Pedro Alves acredita que com a ferrovia os pequenos produtores terão a oportunidade de escoar com mais facilidade os seus produtos. "Os custos serão barateados e podemos até sonhar com a possibilidade de exportar", afirmou.

Além do escoamento de toda a produção agrícola regional, a implantação da ferrovia deve gerar cerca de 30 mil empregos diretos, de acordo com dados do Ministério dos Transportes.

Com investimento previsto de cerca de R$ 6 bilhões pelo governo federal, a estrada de ferro Oeste-Leste (EF-334) terá 1,5 mil quilômetros. Vai ligar Ilhéus, no Sul da Bahia, a Figueirópolis, em Tocantins.

Na Bahia, ela atravessará 32 municípios, distribuídos por 1,1 mil quilômetros. No território baiano, a maior parte do trecho passará pelo município de São Desidério, maior produtor de algodão e de grãos do Brasil.



Dezembre de 2012 – A previsão é de que a conclusão do primeiro trecho, Ilhéus (Sul) a Caetité (Sudoeste), aconteça em julho de 2011, do segundo, de Caetité a Correntina/Barreiras (este), em julho de 2012, e do terceiro, de Correntina/Barreiras a Figueirópolis (TO), em dezembro de 2012.

O sistema intermodal de transportes, junto com o Porto Sul e o novo aeroporto internacional de Ilhéus, também faz parte das vantagens que a Ferrovia Oeste-Leste trará diretamente para o Oeste, Sudoeste e Sul da Bahia.

O trecho ferroviário de 1,1 mil quilômetros em
território baiano atravessará 32 municípios

Nenhum comentário:

Postar um comentário