terça-feira, 9 de junho de 2009

Construção da Oeste-Leste vai começar em novembro

As obras da Ferrovia da Integração Oeste-Leste serão iniciadas em novembro deste ano, logo após a liberação da licença ambiental, prevista para os próximos 70 dias.

Foi o que garantiu o presidente da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., empresa vinculada ao Ministério dos Transportes e responsável pela obra, José Francisco das Neves, durante a primeira consulta pública sobre a ferrovia, ontem, em Barreiras, Oeste da Bahia, a 862 quilômetros de Salvador.

A segunda consulta está prevista para ser realizada em Ilhéus, Litoral Sul do estado, a 437 quilômetros de Salvador.



Trajeto – O traçado da Ferrovia Oeste-Leste foi apresentado pela empresa, que demonstrou a otimização no escoamento da produção.

O trajeto da estrada de ferro é resultado de uma discussão com toda a equipe de governo e fruto da observação de elementos importantes, como reservas indígenas, rampas, entre outros detalhes técnicos e ambientais.

Neves explicou que o cronograma está sendo cumprido e já foi entregue o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima).

De acordo com o presidente da Valec, a ferrovia contribuirá para o escoamento da produção de minério de ferro, grãos e farelos, álcool, açúcar e algodão, biocombustíveis e derivados de petróleo.

O destaque é para o agronegócio do Oeste baiano e as jazidas minerais da área de Caetité, no Sudoeste. A implantação da estrada de ferro dará impacto significativo ao desenvolvimento econômico da Bahia.

Segundo o governador Jaques Wagner, entre as vantagens previstas para a Bahia estão a redução de custos do transporte de insumos e produtos diversos, o aumento da competitividade do agronegócio e a possibilidade de implantação de novos polos agroindustriais e de minérios, aproveitando a conexão com a malha ferroviária nacional.

"Com esta ferrovia teremos vários benefícios. O aumento da segurança e a redução dos gastos em manutenção de rodovias, são exemplos. A interligação Oeste-Leste vai facilitar o transporte da soja, que será levada para os portos com mais rapidez e segurança", disse o governador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário