quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Concurso de Jitaúna na mira da Justiça

A Promotoria de Justiça de Jequié, na qualidade de Substituta da Promotoria de Jitaúna, instaurou um inquérito civil público, para fins de investigação das denúncias de irregularidades recebidas com relação ao Concurso Público realizado pela Prefeitura Municipal de Jitaúna, através da empresa Conpevem (Concursos Públicos, Pesquisas, Eventos e Marketing), sediada na cidade de Itabuna. O Promotor Substituto de Jitaúna, Maurício Foltz Cavalcante, falou ao blog Wilson Novaes, sobre essa investigação.

- O concurso público realizado em Jitaúna está sendo investigado a partir de que?

Nós estamos investigando, por termos recebido diversos documentos que nos foram fornecidos por candidatos naquele concurso e também, alguns vereadores de Jitaúna que encaminharam petições à Promotoria pedindo apuração, juntando documentos e nós notificamos a Prefeitura e também a empresa que realizou o concurso público, a CONPEVEM, para que se manifestasse.

- Foi estabelecido um prazo para que a Prefeitura e a empresa apresentem suas defesas?

O prazo tanto da empresa quanto da Prefeitura está correndo, irá vencer no dia 10 de agosto de 2009 e nós estamos aguardando a manifestação das duas entidades.

- Representantes da Conpevem e da Prefeitura já procuraram a Promotoria?

Nós recebemos um primeiro documento, uma representação subscrita pela Conpevem, contra a Prefeitura de Jitaúna, já tivemos o comparecimento pessoal do advogado da Prefeitura, Dr. Agenor Júnior, ele teve acesso ao inquérito, tirou cópias do inquérito, para que ele pudesse apresentar as explicações, ou a defesa da prefeitura. Vamos aguardar o final do prazo para que a Promotoria possa então se manifestar.

- Caso eles apresentem ou não as suas defesas, qual o próximo passo da Promotoria?

Com ou sem manifestação das partes a Promotoria vai ter condições de firmar o seu convencimento com o que já temos de provas no inquérito e com o que eventualmente a Prefeitura e a Conpevem nos tragam de informações e de documentos complementares. Eu creio que a partir daí a Promotoria poderá firmar a sua convicção, que poderá ser inclusive no sentido de recomendar a anulação daquele concurso.

- Caso haja essa recomendação, quem poderá anular o concurso?

A pergunta é muito boa. Ou a própria Prefeitura de Jitaúna, porque o concurso é municipal, a responsabilidade de sua realização é dela (Prefeitura) que pode anulá-lo, caso assim entenda. Como também, a Justiça. Se não houver uma anulação por parte da Prefeitura, o Ministério Público poderá requerer na Justiça a anulação do concurso.

4 comentários:

  1. É VERGONHOSA A SITUAÇÃO QUE JITAUNA ESTÁ VIVENDO, ESTAMOS SENDO LESADOS DISCARADAMENTE, SEM NENHUMA CONSIDERAÇÃO.PRIMEIRO SÃO AS PROVAS QUE CHEGAM NA SALA EM UM ENVELOPE DE PAPEL FECHADA COM FITA ADESIVA,DEPOIS VEIO QUESTÕES QUE NÃO HAVIA RESPOSTAS.ERROS MEDONHOS!INCLUSIVE QUE O MARIDO DE ZELIA GATAI ERA FERNANDO MORAES, SIMPLESMENTE QUEM ELABORA ESSAS PROVAS DEVE SER ANALFABETO FICO TRISTE POIS PESSOAS QUE ACERTARAM 9 A 12 QESTÕES FORAM APROVADAS, FUI OUSADA E ACERTEI UM POUCO MAIS E FUI DESCLASSIFICADA POIS É, NÃO SABIA QUE O CRITÉRIO ERA ACERTAR MENOS PONTOS. E MESMO ASSIM AINDA QUE NÃO TEM PROVAS SUFICIENTES PARA ANULAR O CONCURSO. MAS DEUS É FIEL.

    ResponderExcluir
  2. isso é uma vergonha se esse concurso anula
    nada q se faz em jitauna esse prefeito deixar levar a frente

    ResponderExcluir
  3. Pois é, eu é que não perdi meu tempo fazendo provas mau elaboradas muitas com mais de uma questão dita como á correta, outras sem conter o quisito correto, além de plágio, fiz a prova apenas para não perder o direito de candidata protegida pela Constituição Federal, em caso de irregularidades. Por exemplo a prova de enfermagem expecífica passeava na internete contendo até às vírgulas.. que foi retirada do ar por quém ???? Sou convícta que á verdade é sofrida , demora , mas vence , como já venceu os maiores corruptos do mundo , é só ler a história é está sempre se repetindo, é só ficar atenta a seu redor ...

    ResponderExcluir
  4. Vamos galera nos unir e colocar esse prefeito na cadeia,pois ele é um ladrão.A gente estuda,toma dinheiro emprestado para si inscrever,faz uma boa prova e quem passa são os puxa-saco do prefeito.Ele quis este dinheiro do concurso para jogar na banca de jogo,é só isso que ele sabe fazer.Outras coisas erradas estão por debaixo do pano,pois o cego é aquele que não enxerga.Até os inocentes pagam pelos corruptos! Povo vamos derrubar esse prefeito na eleição!

    ResponderExcluir